terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Confeccionando um fichário missionário juntamente com a igreja.

Nossa sugestão é que o fichário missionário seja feito pela própria igreja. Todos participando, envolver os departamentos, trabalhando em equipe. Trabalhando com a igreja Bíblica, dividimos da seguinte forma: Fiz um protótipo do fichário e pedi para um marceneiro da igreja recortar a madeira, as partes do fichário.
Trabalhamos com as crianças na pintura dos círculos coloridos com tons de amarelo, laranja e vermelho.








Com as senhoras trabalhamos no recorte das fichas. O planejado era os jovens montarem os fichários com a ajuda de um profissional, pregando e colando. Como as peças de madeira que tínhamos eram duras, teria que ter um cuidado maior usando uma furadeira para perfurar primeiro, então resolví terminar o trabalho de montagem, pois tínhamos uma data prevista para entregar à igreja.





Alguns detalhes que requer um trabalho mais minuncioso, com certeza vai encontrar na igreja pessoas com talento que poderá fazer como por exemplo a lamparina feita de E.V.A(emborrachado), passar o betume para envelhecer a madeira, pirografar e fazer os arremates necessários. Para confecção da lamparina, uso E.V.A, tinta latex ou acrílica misturado com um pouco de cola branca, cola quente, tinta plástica(pintar o efeito fogo) tinta spray prata e verniz spray para fixar tudo.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Povo Pacaas Novos


A missionária Maria Tereza Mantovani trabalha com a Missão Novas Tribos do Brasil entre o povo Pacaas Novos no estado de Rondônia, tendo como cidade mais próxima da aldeia Guajará Mirim, a missionária tem trabalhado com a revisão e tradução do Novo Testamento, treinamento de líderes indígena e trabalha com as crianças. Maria Tereza tem orado pela perfuração de um poço na aldeia para ter àgua potável, pois sua falta é motivo de muitos problemas de saúde tanto para o povo Pacaas Novos quanto para os missionários. A missionária compartilhou esta necessidade e em campanha através do projeto desafiamos sua igreja, primeira igreja Bíblica de Araçatuba, arrecadando o estipulado por ela e então foi depositado o valor em sua conta para que a perfuração do poço fosse execultada.



Contribuindo com Liberalidade

Ao lançar o desafio para igreja quanto ao projeto missionário de perfuração de um poço para ter àgua potável na aldeia do povo Pacaas Novos, onde a missionária Maria Tereza trabalha, nos surpreendemos com a doação inuzitada de uma criança: o seu cofrinho, um porquinho de cerâmica, repleto de moedinhas. Que gesto?!! As crianças continuam dando uma lição de vida para nós adultos, não é mesmo? Não é à toa que Jesus disse em Mt. 19:14 "Deixai vir a mim as crianças porque delas é o reino dos céus." Esse gesto singelo nos faz lembrar outra história da Palavra de Deus em Mt.14:13-21, do menino que deu tudo o que tinha num momento de necessidade. Deu os 5 pães e 2 peixinhos e como resultado vemos O Senhor alimentar uma multidão. Pois o milagre da multiplicação aconteceu e continua a contecendo, você crê? Não chegamos nem na metade do tempo determinado para o fim do projeto e já tínhamos mais do que o suficiente, pedido pela missionária, para a perfuração do poço. Meus queridos todos nós temos potencial para que milagres como este aconteçam, pois fora Adão e Eva ninguém mais nasceu adulto. É só deixar o Espírito Santo falar através da criança que está em cada um de nós, através do nosso ato de enfiar a mão no bolso, pois uma das formas de fazer missões é contribuindo. Este ato em sí já é um milagre e os outros milagres O Senhor Jesus mesmo fará.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ministério no Seminário Bíblico de Evangelização












Fazemos parte da liderança e ajudamos na tesouraria e secretariado da escola.






Ministério na Igreja Bíblica


Luciana no culto infantil.







Durante o mês de Agosto eu e Luciana ficamos responsáveis pela programação da Conferência
Missionária que foi realizada em Setembro em nossa igreja, então começamos a preparar tudo que planejamos para aquele evento. Na abertura, logo após a igreja ter cantado o nosso Hino Nacional, Luciana cantou também o Hino de Israel.









O tema da conferência foi "Como dormir com o grito dos perdidos", o preletor foi o pastor Marcelo da Igreja Batista de Goiânia. O coral cantou Atos 1:8.



O Verso chave foi Ezequiel 3:18. No rol de entrada fizemos uma instalação com fotos de rostos de pessoas - etnias, raças, profissões - colados em isopor e suspensos com um fio de nylon preso ao teto. Na parede desenhamos moradias, com a intenção de ilustrar Atos 1:8: "...e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judeia e Samaria e até aos confins da terra." Alcançar todos os povos. Todos precisam ouvir de Jesus, não temos como fugir dessa responsabilidade de anunciar as Boas Novas do Evangelho "JESUS" a toda criatura.

Ministério no Acampamento Harmonia








No mês de Julho trabalhamos como conselheiros nas duas temporadas do Acampamento Harmonia com crianças e adolescentes. Nossos filhos participaram também. Foi um tempo de benção para todos nós. Os temas do acampamento foram desafiadores"Jesus O Incrível" e "Andando na trilha certa". Tivemos estudos, pregações, tempo para decorar versículos, louvores, brincadeiras e muitas outras atividades direcionadas. Como é maravilhoso ver as crianças se divertindo e aprendendo do Senhor! As crianças foram divididas em dois grupos.Escolheram nome para o time e um grito de guerra. Este foi o grupo que lideramos"Criscíveis"(crianças incríveis).








Esta foi a noite dos conselheiros. Nesta noite tínhamos que fazer uma refeição diferente: achar lenha fazer o fogo e tudo mais. Tivemos também torneio de pipas, cada criança tinha que fazer a sua com muita criatividade, porém teria que mantê-la no ar também.











sexta-feira, 29 de maio de 2009

In Memorian Ruth Harmon e Suely Jacometti




Há pessoas que passam por nossas vidas e deixam suas marcas. Como brisa suave que sopra nosso rosto num dia quente de verão. Pessoas sensíveis à voz de Deus, que nos desafiam a sermos seres humanos melhores, que ama a Deus e a seu próximo, pessoas que O nosso Deus envia como se fossem anjos a nos socorrer na jornada da nossa vida. Pessoas que faz a diferença, que nos fazem sentir honrados por servir e simplesmente estar perto delas. Pessoas que amam e tem missões no coração. Pessoas que nos desafiam e nos fazem espelhar com seus atos de resignação e amor a obra do Senhor. Pessoas de fé e coragem. Não são pessoas perfeitas, mas não desistem de lutar, não entregam os pontos com facilidade. Estas pessoas só O Senhor as pode parar. Posso dizer tudo isto destas duas mulheres de Deus sem exitar, pois passaram por minha vida e seus atos para com O Senhor falaram, falam e sempre falarão.


quarta-feira, 20 de maio de 2009

Missionárias Rosimeire e Célia

As missionárias trabalham com a Missão ATÉ na base missionária de Porto Velho-RO, onde desenvolvem vários ministérios. Entre eles pelo menos duas vezes ao ano são responsáveis por dar um curso que dura mais ou menos 5 semanas para os filhos dos indígenas de várias etnias que vem receber estudos dos missionários na cidade,também quando têm oportunidade fazem viagens pelo rio visitando os povos .Para desenvolvimento dos cursos elas necessitavam de algumas ferramentas, indispensáveis, como estórias bíblicas e práticas, balas, pirulitos, balões,lápis, borrachas, briquedos e outros que foram enviados em (15/03/09) pela Igreja Bíblica de Araçatuba através do projeto.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Povo Kanamari








Estas duas fotos mostram um pouco da realidade dos rios e igarapés na Amazônia.As águas turvas são do rio Juruá, considerado o rio mais curvilínio do mundo. Na sua cheia ele traz muita sujeira, paus e outros que se acumulam. A esse acúmulo de detritos dá-se o nome, na região, de "bauceiro". As águas do rio empurram as águas do igarapé chegando até a aldeia dos Kanamari, e é desta água que eles usam para fazer seus mingaus, sua alimentação e para beber. Com isso temos vários problemas de saúde. Portanto os remédios básicos são sempre bem vindos à comunidade. Os Kanamari foram abençoados com médicamentos, que foram doados pela Igreja Jesus Cristo, em Araçatuba-SP através dos empresários Claudemir e Janaina, e as despesas de correio pela empresária Inocência da INOAR cosméticos através do projeto em (26/05/09).

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Missionários Adnor e Antonina(Nina)




Adnor e Antonina(Nina) são missionários da Missão Novas Tribos do Brasil, trabalhando com o povo Kanamari morando na cidade de Eirunepé-AM. Esta casa verde é a base dos missionários que estão na aldeia. Adnor e Nina são responsáveis pela casa, eles cuidam da manutenção, construção, contabilidade, recepção dos missionários quando vão à cidade e atravéz de um sistema de rádio fonia falam com os missionários na aldeia pela manhã, acompanhando- os no seu dia à dia, caso tenham alguma emergência na aldeia seja ela em qual área for, eles estão prontos a supri-las ou pedir ajuda, fazem as compras para os missionários e enviam para aldeia ou eles mesmo levam, dão apoio de várias formas aos índios que vão à cidade. Esporadicamente Adnor e Nina viajam um dia de barco até a aldeia para dar suporte e ajudar na manutenção do lugar. No ano passado(2008) Adnor precisava viajar a Manaus para tratamento de saúde, precisava fazer cirurgia na visão, Adnor e Nina foram abençoados com as passagens de avião ida e volta á Manaus pela empresária Inocência da INOAR cosméticos, através do projeto.

Povo Kanamari





Durante o tempo da água alta ou seja das chuvas na Amazônia os rios invadem a mata, geralmente as aldeias ficam a margem de igarapés, que são pequeno riachos que os indígenas usam para tomar banho e beber. Nesse tempo os igarapés somem, as águas do rio, que geralmente são barrentas, se misturam chegando até a aldeia formando um imenso mar de água parada que duram alguns meses. Assim temos bastante problemas de saúde, como diarréias, malária e outros. Os medicamentos básicos são de suma importância para a sobrevivência do povo especialmente das crianças. No ano de 2008 foi enviado medicamentos pela empresária Inocência da INOAR cosméticos, para ajudar na boa saúde do povo Kanamari. Acima podemos ver o missionário Adnor em suas viagens esporádicas para dar auxilio aos missionários que estão na aldeia, numa destas viagens, levam os medicamentos para serem administrados lá.

Missionária Maria do Carmo




Maria do Carmo, missionária pela Missão Novas Tribos do Brasil, à esquerda da foto, que trabalha no estado do Amazonas, necessitava de um computador para melhor desenvolver seu ministério entre o povo Kanamari. O computador é uma ferramenta essencial naquele ministério onde a missionária tem que aprender a língua e cultura do povo armazenando os dados necessários para avançar com rapidez no intuito de levar ao povo o conhecimento de Jesus. Ela foi abençoada com um notbook em 2008 que foi doado pela empresária Inocência da INOAR cosméticos através do projeto.